Faema/Senar integram comissão que vai intensificar cadastramento de produtores rurais ao CAR

 

Raimundo Figueiredo do sistema Faema/Senar participa de reunião com órgãos do setor rural
Raimundo Figueiredo do sistema Faema/Senar participa de reunião com órgãos do setor rural

O vice-presidente do sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, reuniu-se   no Palácio dos Leões,   com representantes de  diversos órgãos governamentais e da iniciativa privada que desenvolvem ações no setor rural para debaterem resultados inerentes ao trabalho de Cadastramento Ambiental Rural, (CAR), aos produtores maranhenses.

Na ocasião foi criada  uma comissão para juntos, poder público e privado-, montarem estratégia de execução de força tarefa visando atingir o maior número possível de imóveis  e estabelecimentos rurais cadastrados  até o prazo final, que é 5 de maio de 2016.

Com essa medida, governo e iniciativa privada, querem evitar  ao homem do campo, penalidades  da lei,  garantindo o desenvolvendo de suas atividades dentro da normalidade jurídica e sem prejuízo de acesso de recursos disponibilizados  pela rede bancária.

Imóveis

O CAR é uma obrigação para todos os proprietários rurais do país, segundo o Código Florestal Brasileiro, (Lei Federal nº 12.651/2012) e é de responsabilidade do poder público. Sendo aplicado nos  assentamentos federais por meio do Incra, nos estaduais pelo Iterma, e nos demais, onde imóveis e estabelecimentos  chegam até 4 módulos fiscais, a responsabilidade é do estado e dos municípios.

Portanto, o Governo estadual preocupado integração  do sistema Faema/Senar no processo, para capacitar seus técnicos a fim de  atendem os produtores de todos os municípios do estado.

A iniciativa de envolver o sistema Faema/Senar no processo foi da  Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, (Sagrima),  tendo sido capacitados   um total de 353 técnicos, grande parte deles ligados à Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural, (Agerp). Os demais são da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão, (Aged) e do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão, (Iterma).

Além do sistema Faema/ Senar, participaram da reunião, representantes da Sagrima, SAF, Articulação Política, Sema, Agerp, Iterma e Fetaema.