FAEMA realiza workshop sobre a operacionalização da Declaração de Aptidão ao Pronaf-DAP

DSC07599A Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (FAEMA) promoveu  nos dias 31/10 e 0l/11, um Workshop sobre a operacionalização da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), uma espécie de identidade do agricultor para acessar a políticas públicas como o Pronaf, PAA, PNAE.

O evento, que faz parte da política de fortalecimento e aprimoramento do Programa Sindicato Forte, foi realizado no auditório da Faema, no Centro de São Luís (MA), com a orientação do assessor técnico da CNA, Jonas Ismael Jochims. “Nesses dois dias fizemos uma ampla exposição dos procedimentos para emissão da DAP, em nome do Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA, e sobre a importância do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para o agronegócio regional”, disse o orientador e palestrante.

Para o Workshop foram convidados todos os sindicatos rurais filiados ao sistema Faema/Senar. “Esta é mais uma oportunidade de reciclagem, discussão e aprimoramento dos colaboradores/empregados dos nossos sindicatos, um evento de grande relevância para nosso sistema sindical”, disse o presidente da FAEMA, José Hilton Coelho de Sousa.

De acordo com José Hilton o Programa Sindicato Forte foi criado para melhorar e ampliar os serviços prestados pelos sindicatos aos produtores rurais.

O representante do sindicato rural de Bacabal, Francisco Gomes dos Santos, da região do Médio Mearim, distante 240 Km da capital, considera importante a qualificação de dirigentes e colaboradores para que prestem um tratamento personalizado ao produtor – que é o verdadeiro cliente do sindicato. “Sempre que tenho oportunidade participo desses eventos e com isso me sinto preparado para melhor atender nossos associados”, afirmou.