FAEMA realiza palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural na Expoema

DSC04364Com o objetivo de esclarecer e orientar os produtores rurais maranhenses, o sistema FAEMA/SENAR, com o apoio da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), realizou nesta terça-feira (9), uma palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais.

CAR consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

A palestra, que faz parte da programação oficial da 58ª Exposição Agropecuária do Maranhão – Expoema  foi realizada nas dependências do Parque Independência e ministrada pelo consultor da FAEMA, César Viana,  com a presença de  produtores rurais, expositores e profissionais interessados no assunto.

De acordo com Cesar Viana, o Maranhão tem mais de 300 mil  imóveis rurais. “A Lei estabelece que todos os proprietários ou possuidores de imóveis rurais devem fazer o CAR e quem não o fizer, terá penalidades, como não ter acesso ao crédito rural, e ficará ilegal”, afirmou o palestrante.

estandeO produtor rural e ex-presidente da OAB-MA, Raimundo Marques, no final da palestra elogiou a iniciativa da Faema e agradeceu a oportunidade de conhecer melhor as complexidades do Novo Código Florestal.

Estande – O sistema Faema/Senar inaugurou o estande na Expoema com um coquetel e no local estão sendo oferecidas várias atrações desde a sua abertura. A programação de hoje até o encerramento da exposição é a seguinte:

Dias 11 e 12 das 8 às 18h – oficina tecnológica de fabricação de doces, salgados, pães e geleias (instrutora Silvia Caldas);

Dia 13 das 8 às 18h – oficina tecnólogica de beneficiamento do pescado (instrutora Silvia caldas);

De 07 a 14 das 9 às 18h – vitrine tecnológica plantio direto na palha.

Cerca de 200 expositores participam da  Expoema, que acontece, até domingo (14).