Faema e Senar participam da criação de sindicato na Feira Agro Meio Norte

.

dirigentes do sind. de anapurus
Diretoria do Sindicato dos produtores rurais de Anapurus.

Gestores e técnicos da Federação da Agricultura do Estado do Maranhão, (Faema), e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar), participaram esta semana no município de Anapurus, a 270 quilômetros de São Luís -, da II Feira Agro Meio Norte.

Superintendente  do Senar, Luiz Figueiredo, ministra palestra sobre missão do Senar.
Superintendente  do Senar, Luiz Figueiredo, ministra palestra sobre missão do Senar.

O evento foi realizado na Flórida Aviação Agrícola  e reuniu um média de quinhentas pessoas, dentre elas pequenos, médios e grandes produtores rurais de municípios vizinhos. Além de produtores rurais prestigiaram também o evento, estudantes, professores, técnicos, lideranças sindicais e políticas da região.

A II Feira Agro Meio Norte é a primeira feira agro tecnológica da região do Baixo Parnaíba. Ela é promovida pela Associação dos Produtores  de Soja do Meio Norte, (Aprosoja MN), entidades rurais e empresas privadas. Com  destaque para o Senar que nesta edição manteve um estande e participou com a realização de oficina de beneficiamento da mandioca, exposição de material informativo e ministração de palestras, todas de interesse do produtor rural.

Instrutor do Senar realiza Oficina sobre Beneficiamento da  Mandioca.
Instrutor do Senar realiza Oficina sobre Beneficiamento da  Mandioca.

Com temas importantes para o setor rural, as conferências abordaram as  temáticas: “Macrozoenamento e Zoneamento Ecológico e Econômico – ZEE”, “Matopiba”, ambas ministradas pelo assessor do Senar, César Viana.

Na sequencia, o superintendente fez explanação sobre o  Senar. Sua missão, políticas e programas. E para finalizar a participação da Faema/Senar, neste quesito, o vice-presidente da Faema,  Raimundo Coelho, falou de forma clara e objetiva sobre o “Sistema Sindical Rural Brasileiro”.

O  secretário executivo da Aprosoja e organizador da Feira, Sérgio Delmiro, presente em toda a programação, destacou  a participação da Faema e do Senar no evento.

“Com a participação do sistema tanto na Feira quanto na criação do Sindicato, fortaleceremos a nossa parceria”, disse.

Fundação Sindicato
O ponto alto deste evento foi a criação do Sindicato dos Produtores Rurais de Anapurus. Com 39 filiados e  a participação efetiva do seu presidente, Clóvis Fronza Fontana, a nova entidade tem como principal objetivo fomentar a política de participação do sistema Faema/Senar, bem como facilitar o acesso deste público a treinamentos e maior assistência técnica e jurídica, além do fortalecimento da parceria.

“Um momento especial para a Faema é quando vemos a criação de um sindicato que tem como base a melhoria da qualidade de vida de seus associados”, disse, Raimundo Coelho.

Já para Luiz Figueiredo, apresentar o Senar  ao homem do campo, e oferecer condições para que ele se capacite, é uma satisfação grandiosa. “É com muito prazer que apresentamos ao público a política do Senar, ações e atividades voltadas ao produtor rural que muito carece deste tipo de atendimento”, ressaltou, satisfeito.