Faema e Senar firmam parceria com Embrapa e SAF para a realização da Agritec em São Bento

.

Federação e Senar firmam parceria para a realização da Agritec de São Bento.
Federação e Senar firmam parceria para a realização da Agritec de São Bento.

Gestores do  sistema Faema/Senar receberem na tarde desta quarta, (12), a visita do Chefe Geral da Embrapa Cocais, Valdemício  Ferreira de Sousa e do secretário adjunto da Secretaria de Agricultura Familiar, (SAF), Júlio Mendonça. O motivo da visita foi discutir diversas pautas, dentre elas, firmar compromisso  para a realização do projeto Agritec – Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão,  que acontece  entre os dias 27 e 29, em São Bento.

Do sistema, participaram da reunião, o vice-presidente da Faema, Raimundo Coelho, o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, o Gerente de Qualificação do Senar, Carlos Antônio Feitosa, a médica veterinária do Senar, Aline Saldanha e a o assessor jurídico, José Luiz Camargo.

A Feira  é uma iniciativa do Governo do Estado, da Embrapa, (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e da prefeitura local com a parceria de diversos órgãos e entidades,  destacando-se o  Faema e o Senar. A exposição visa oferecer aos agricultores familiares,  a oportunidade de conhecer e ter acesso às tecnologias que impulsionarão o desenvolvimento da produção maranhense nos próximos anos.

Além desta edição no município de São Bento, outras serão realizadas nas regiões Tocantina, dos Cocais e no Vale do Mearim. São Bento, Açailândia, Caxias e Bacabal serão as primeiras cidades a sediar edições da Feira Agrotecnológica. O objetivo da Agritec é justamente criar espaços para a troca de experiências e  a ampliação de conhecimentos tecnológicos no âmbito da agricultura familiar para benefício do produtor maranhense

Para esta primeira Feira, os organizadores, esperam a visita de 15 a 20 mil pessoas, considerando o fato de que nela haverá a visita do ministro de Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, do governador Flávio Dino e demais autoridades do estado.

A Federação de Agricultura e o Senar participarão com estande e manterá   equipe de instrutores tecnicamente preparados para atender aos produtores rurais. Nele, os visitantes acompanharão a transferência de tecnologia com o funcionamento de  minifábrica de mandioca e de cachaça, que serão instalados no local, mas também, de minicursos  sobre agroindústria de farinha de mandioca e piscicultura, com certificados  do sistema Faema/Senar e Embrapa.