Faema e Senar apoiam Exposição Agropecuária de Porto Franco

Lideranças do sistema Faema/Senar são homenageados na abertura

 

Raimundo Coelho, (Faema) e Luiz Figueiredo, (Senar), são homenageados durante abertura da 20ª Expofran.
Raimundo Coelho, (Faema) e Luiz Figueiredo, (Senar), são homenageados durante abertura da 20ª Expofran.

A Federação de Agricultura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar), estão apoiando a realização da 20ª Edição da Exposição Agropecuária de Porto Franco (Expofran), que teve início no sábado (11) e segue até o próximo domingo (19), na cidade de Porto Franco.

No estande da Faema/Senar, visitantes participam de Oficina de Cachaça Artesanal.
No estande da Faema/Senar, visitantes participam de Oficina de Cachaça Artesanal.

Durante todo o período da exposição, serão realizados cursos, palestras, torneio leiteiro, leilões, financiamentos e shows. A edição da Expofran 2015 é também, evento comemorativo dos 20 anos da feira que movimenta milhares de reais com a realização de negócios e oportunidade de emprego e geração de renda, além de incentivar o agronegócio e o fortalecimento da produção rural no município de Porto Franco e na região. No decorrer da Expofran, o Senar ministrará diversos cursos, capacitando os interessados em Horticultura, Fruticultura, dentre outros.

 

Dirigentes do sistema Faema/Senar na cavalgada de abertura da Expofran em porto Franco.
Dirigentes do sistema Faema/Senar na cavalgada de abertura da Expofran em porto Franco.

Na abertura do evento  ocorreu  a tradicional cavalgada onde participaram centenas de pessoas, dentre elas,  lideranças políticas do município. Já à noite, foi aberta oficialmente no Parque de Exposições Alfredo Santos, com a participação  do secretário de Agricultura do Estado, (Sagrima), Márcio Honaiser,  do prefeito Anderson Marinho Filho, da deputada Valéria Macedo, (PDT), do deputado federal Deoclides Macedo, (PDT), do presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural, (Agerp), Fortunato Macedo, do presidente da Associação dos produtores rurais de Porto Franco, Itamar Miranda, da Federação de Agricultura e Pecuária do Maranhão, (Faema), Raimundo Coelho e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar), Luiz Figueiredo, além de diversas outras lideranças políticas e da sociedade.

Fortalecimento
Na oportunidade,  Raimundo Coelho e Luiz Figueiredo, foram homenageados.    Fortunato Macêdo, ressaltou a  iniciativa e o incentivo de Raimundo Coelho quando da implantação da Expofran que tem como premissa básica o fortalecimento da produção rural no município e na região.

Além dele, todos os demais presentes ressaltaram o empreendimento de Coelho em participar diretamente do processo de criação da Exposição, que é atualmente destaque na produção agropecuária. Foram lembrados ainda os serviços prestados pelo Senar, por meio de capacitação do homem do campo, tendo como base a melhoria de vida e o fortalecimento da agricultura maranhense..

Coelho parabenizou o governo do Estado pelo incentivo e participação nas Feiras Agropecuárias, e destacou a preocupação com o setor rural, e destacou em seu discurso ainda, a escolha  pelo governador Flávio Dino, de lideranças competentes para as pastas da agricultura, como Honaiser e Macedo.

“Quero aqui ressaltar a importância desta e das demais Feiras Agropecuárias para o produtor rural, e falar do prazer de fazer parte da história deste grande evento que incrementa a renda deste município”, disse ressaltando parceria do sistema Faema/Senar nesta e nas demais feiras maranhenses.

Atendimento
O secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, ressaltou o compromisso do governo com o agronegócio, falou da diversidade da festa e focou na transmissão de conhecimento, ação competente desenvolvida pelo Senar, por meio de palestras e atendimento ao homem do campo, seja no estande montado nas diversas feiras do estado, por meio de prefeituras, sindicatos e associações, em municípios maranhenses afins.

“Neste momento  em que a produção é o destaque, quero agradecer ao Senar por estar conosco compartilhando conhecimento e tecnologia ao produtor rural”, disse, ao tempo que acrescentou ser o Maranhão um estado rico com grande potência que no futuro será um celeiro de produção.

O sistema Faema/Senar mantém na Expofran estande com serviços disponíveis a todos os visitantes. Dentre eles, estão o cadastramento ambiental rural, (CAR), palestras, Oficina de beneficiamento de cachaça artesanal e material informativo por meio de jornais, panfletos, cartilhas, folders, vídeos e outros.