FAEMA apresenta o Cartão do Produtor

SAM_2911A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema) apresentou ao Governo do Estado, por meio da  Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) e da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), o Cartão do Produtor.

A apresentação foi feita pelo presidente da Faema, José Hilton Coelho de Sousa e pelo consultor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Décio Coutinho.

O  representante da CNA exibiu para os integrantes do governo estadual as facilidades do cartão e mostraram que ele poderá ser utilizado no Estado muito em breve. O CNA Card facilita a vida do produtor rural, permitindo solicitar e imprimir Guias de Trânsito Animal, bem como pagar as respectivas taxas, com maior conforto e agilidade, além de gerar benefícios ao dia a dia do produtor.

O sistema Pré-Pago é outra vantagem do CNA Card. “Esse facilitador de pagamentos permite ao produtor inserir créditos para posterior pagamento das taxas de emissão de documentos, sem a necessidade de se deslocar até o banco. Com o Pré-pago as taxas são pagas imediatamente. Funciona 24 horas por dia e os 7 dias da semana, facilitando assim o pagamento a qualquer hora do dia ou da noite incluído finais de semana e feriados”, explicou Décio.

SAM_2918Para o presidente da Faema o cartão vai desburocratizar diversos trabalhos das secretarias de Agricultura, Aged, sindicatos rurais e da Tributação, como é o caso da emissão das Guias de Trânsito de Animal (GTA) e vacinação do rebanho,  melhorar a gestão da propriedade e integrar novas tecnologias.

Outros assuntos ainda foram destacados, como a situação atual da Gestão de Trânsito Animal e a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), resultado de uma parceria firmada entre a CNA e o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), que criou uma Base de Dados Única (BDU), com informações sobre a cadeia produtiva de todas as 27 unidades federativas do Brasil.

Participaram da reunião na sede do sistema Faema/Senar, o diretor geral da AGED, Fernando Lima; o secretário-adjunto da Sagrima e vice-presidente da Faema, Raimundo Coelho; a diretora de Defesa e Inspeção Animal do Maranhão, Margarida Carreira de Sá; o presidente da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), Assub Neto; o coordenador e a assistente jurídica do Departamento de Arrecadação e Controle da Faema, Lourival Santos e Liliane Feitosa; o gerente técnico do Senar, Carlos Feitosa e técnicos do Governo do Estado.