Sistema  Faema/Senar promove palestras  e mobiliza produtores rurais para audiência pública

Entrega de certificados de cursos do programa Pronatec em parceria com o Senar e prefeitura de São Bernardo.
Entrega de certificados de cursos do programa Pronatec em parceria com o Senar e prefeitura de São Bernardo.

Uma comitiva liderada pelo presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Maranhão, (Faema),  Raimundo Coelho,  e pelo  superintendente do Senar-MA, Luiz Figueiredo, reuniu-se com produtores rurais de Codó, Santa Quitéria, São Benedito do Rio Preto e Bacabal esta semana. O objetivo da passagem a   estes municípios, foi informar  o segmento rural produtivo, dos programas  e projetos ora em desenvolvimento, com destaque para os temas: Exportação do Boi em Pé e ABC Cerrado.

Secretário estadual da Indústria e Comércio, (Seinc), Simplício Araújo durante palestra em Bacabal.
Secretário estadual da Indústria e Comércio, (Seinc), Simplício Araújo durante palestra em Bacabal.

Na passagem por Codó, a equipe realizou palestras com assuntos pertinentes ao produtor rural, como a exportação do boi em pé – assunto recorrente no meio produtivo, que vem sendo aplicado pelo assessor técnico do Senar, César Viana nas diversas regiões do estado, com o intuito de mobilizar os produtores de carne para a audiência pública a ser realizada no próximo dia 03, na Assembleia Legislativa.

Além disso, os produtores puderam participar do seminário  que tratou sobre o programa ABC Cerrado, ministrado por Luiz Figueiredo. O referido programa objetiva estimular produtores rurais e técnicos à participarem do cadastro de capacitação que encontra-se em andamento.

Prestigiaram o evento, os presidentes de sindicatos  dos produtores rurais de Caxias, (Benedito Moura), Codó, (Almir Sampaio Silva) e de Peritoró, (Severino Antônio Moura de Araújo). Também esteve presente, o deputado estadual,  César Pires, (DEM).

Santa Quitéria

Em passagem por Santa Quitéria, os gestores do sistema Faema/ Senar visitaram turmas de treinandos que participam de capacitações realizadas em parceria pelo Senar/ Pronatec e Sindicato dos Produtores Rurais.  Boi em Pé e ABC Cerrado também foram discutidos em Bacabal. Na ocasião, os produtores e convidados  tiveram a participação do secretário adjunto da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, (Sagrima), Edjailson Souza e do secretário de Indústria e Comércio, (Seinc), Simplício Araújo. Prestigiaram o encontro as lideranças sindicais de Bacabal, (Pedro Lustoza de Souza) e de Vitorino Freire, (Paulo Veríssimo).

Esta etapa de mobilização, encerrou em São Benedito do Rio Preto, quando foi realizada a certificação de alunos dos cursos  do programa Pronatec em parceria com o Senar e prefeitura – nos cursos de avicultor  e suinocultor, mandiocultor e horticultor.

Para Raimundo Coelho, é importante o momento em que instituições como a Faema, Senar, sindicatos e prefeituras  juntamente com outras entidades parceiras comemorem o aprendizado de jovens produtores rurais, além de levar informações  diversificadas sobre as ações de Formação Profissional Rural, (FPR), Assistência Técnica e Gerencial, (AT e G), além de interagir com os produtores rurais sobre as cadeias produtivas maranhenses.

“Bastante produtiva a nossa passagem por estes municípios interagindo com o nosso público”, disse Raimundo Coelho ressaltando o aproveitamento total de sua passagem e equipe por todos os municípios citados.

O secretário Adjunto da Sagrima, Edjailson Souza parabenizou o sistema pela iniciativa. “A parceria com o sistema Faema/Senar tem nos rendido bons frutos no desenvolvimento de ações de interesse do setor agropecuário do estado”.