Equipe do “Mais Produção” reúne com técnicos de  Viana e Pedreiras

 

13_11a2
Em Viana, equipe do Senar e Sagrima dialogam com técnicos do ‘Mais Produção. ’

Dirigentes do  Serviço Nacional de Aprendizagem Rural  (Senar), e da Secretaria de Estado  da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), reuniram-se com técnicos de campo que atuam no ‘Mais Produção’, nos municípios de Viana e em Pedreiras para fazer detalhamento do programa que prevê atendimento a 1.550 propriedades em todo o Estado por meio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), nas cadeias de carne e couro, horticultura, arroz, leite e derivados e aquicultura.

Na abertura do evento em Viana, o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo falou da expectativa do projeto por ambas as instituições e disse estar convencido de que o investimento servirá para elevar a qualidade de vida dos produtores rurais atendidos com assistência técnica por profissionais treinados pelo Sistema Faema/Senar no prazo determinado no convênio.

Luís Figueiredo  fala em Pedreiras do programa que atenderá com assistência técnica, produtores rurais do Estado.
Luís Figueiredo  fala em Pedreiras do programa que atenderá com assistência técnica, produtores rurais do Estado.

Já a  secretária executiva do Sistema Estadual de Produção e Abastecimento – (Sepab), Rosany Aranha, explicou a função da entidade, visto que sua formação por meio da junção de diversas secretarias estaduais, busca fortalecer o setor rural no Estado. Ela disse que o principal objetivo da reunião, tanto em Viana quanto em Pedreiras é dialogar com os atores  envolvidos no processo para o fortalecimento do trabalho. Por este motivo, segundo ela, é essencial a presença de técnicos, produtores rurais, lideranças sindicais e municipais, dentre outros.

Carne e couro

 Técnicos e responsáveis pelo desenvolvimento do programa na região.
Técnicos e responsáveis pelo desenvolvimento do programa na região.

Em Pedreiras, o evento aconteceu no Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma) e  teve a organização da  presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Pedreiras, Rosemeire Freitas e do secretário Municipal de Agricultura, Leônidas Castro.

O primeiro momento da reunião houve a apresentação das duas entidades por Luiz Figueiredo tendo sido incrementada pela participação do Secretário Estadual da Indústria e Comércio, (Seinc), Simplício Araújo e sua equipe que na oportunidade, falou dos programas e ações voltadas às cadeias de carne e couro, leite e derivados e arroz.

A Seinc é responsável pelas iniciativas em prol das cadeias da Carne e Couro no âmbito estadual, Leite e derivados na região do Mearim e Médio Mearim, e tem promovido uma série de medidas em prol do adensamento dessas cadeias no estado.

“A produção e fomento são um dos principais caminhos para o desenvolvimento. Além de gerar emprego e renda. Com esse trabalho, estamos contribuindo para que nossos produtores possam expandir seus negócios, potencializando o setor produtivo do estado”, afirmou o secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo.

A segunda parte do evento foi marcada pelo alinhamento do ‘Mais Produção’ cuja discussão foi marcada pela apresentação do programa e a sua importância para o Estado. Técnicos e supervisores  contratados, foram apresentaram aos presentes juntamente com o Gerente de ATeG do Senar, Epitácio Rocha e dos demais representantes das entidades presentes.

“A minha satisfação é perceber o interesse  do Governo do Estado, de entidades politicas e sindicais, de  técnicos e de toda a sociedade para um só objetivo: fortalecer o setor produtivo do Estado  com geração de renda e melhor qualidade de vida para todos”, disse o superintendente do Senar.