Encontro das entidades empresariais com candidatos é marcado por apresentação de propostas para fortalecer economia do MA

Durante o evento, as entidades entregaram aos participantes documentos com sugestões de prioridades e de iniciativas para incremento econômico, geração de empregos e de oportunidades.

A convite das entidades empresariais do Maranhão, na última segunda-feira, 19, no Multicenter Negócios e Eventos, três dos candidatos mais bem colocados nas intenções de votos para o pleito de 2 outubro próximo – Lahesio Bonfim, Weverton Rocha e Carlos Brandão – dialogaram sobre propostas para o desenvolvimento do Maranhão, respondendo a questões sorteadas, propostas pelos empresários no ato de inscrição para o encontro.

O evento trouxe para a agenda dos candidatos temas importantes para promoção do desenvolvimento econômico, como atração de investimentos, ambiente favorável ao empreendedor, fortalecimento da indústria, do comércio, do agronegócio e da agricultura familiar. Abordagens sobre geração de emprego e ajustes tributários, suporte para a qualificação profissional, investimentos em políticas de educação, aproveitamento de potencialidades econômicas do estado, infraestrutura de transporte e para o turismo, fortalecimento da cadeia turística e de outros aglomerados produtivos relevantes no estado, apoio aos pequenos negócios, incentivos fiscais e a participação na definição de rumos para a economia marcaram o encontro, que reuniu cerca de 200 pessoas.

Os candidatos foram ouvidos individualmente, com regras previamente definidas. Dos quatro convidados, apenas Edivaldo Holanda Jr declinou do convite, alegando compromissos anteriormente agendados. Ao final, os três presentes receberam das entidades documentos contendo colaborações a seus planos de governo, caso eleitos, “Propostas e Recomendações de Políticas Públicas de Turismo, “Agenda para o Desenvolvimento dos Setores Produtivos do Maranhão” e o guia “Eleições 2022 – O Brasil vota nos Pequenos Negócios: Propostas aos Candidatos”.

Candidatos defendem incentivos à economia

Lahesio Bonfim, do Republicanos, foi o primeiro a se apresentar, falando sobre sua história e a gestão no município de São Pedro dos Crentes, defendendo educação como instrumento de transformação, apoio aos pequenos negócios e diálogo com o empresariado, segundo ele, os verdadeiros geradores de oportunidades e dinamismo econômico. “Com educação, ajudei a mudar a vida do meu pai e da minha mãe”, disse ele, emocionado.

Bonfim respondeu a questões sobre agricultura, redução tributária para elevação da arrecadação, infraestrutura e logística para escoamento da produção de grãos e aproveitamento do Porto de Itaqui, defendendo a articulação entre melhorias na infraestrutura e produção e atração de indústrias de beneficiamento de grãos e fortalecimento da agricultura familiar, lembrando a necessidade de criação de um ambiente favorável ao empreendedor combinado com políticas de incentivos fiscais. “Para isso, precisamos ter um governo parceiro dos empresários, que dialogue e se comprometa com a implementação das soluções construídas coletivamente”, reforçou ele, reiterando a necessidade de parceria com o empresariado e mencionando investimentos para recuperação da infraestrutura para escoamento da produção, com recursos advindos do combate à corrupção. Sobre o assunto, ele reforçou a criação de uma Secretaria voltada para projetos e captação de recursos.

Sobre o fortalecimento do turismo, do comércio e da agricultura, novamente Lahesio Bonfim ressaltou a importância da educação e da qualificação profissional para o turismo, melhorias no ambiente de negócios, apoio às micro e pequenas empresas, ações de promoção e melhorias na infraestrutura voltada ao turismo e parceria com o empresariado para fomentar e fortalecer essa importante cadeia produtiva do estado. Neste aspecto, defendeu ainda o cumprimento de compromissos financeiros de seu eventual governo para com as empresas contratadas, evitando atrasos.

Weverton Rocha, do PDT, iniciou afirmando que pretende fazer um governo descentralizado com ações regionalizadas. O candidato destacou a importância dos pequenos negócios e empreendedores individuais para a economia maranhense, ressaltando que vai incentivar o desenvolvimento do comércio a partir do potencial de cada região; para isso, pretende estruturar a Casa do Empreendedor e criar condições favoráveis para incentivar a formalização de MEI e MPE’s, além de combater a concorrência do comércio ilegal.

Segundo Weverton Rocha, o setor industrial deve receber uma atenção especial de seu governo, com a expansão portuária, a desburocratização do processo de licenciamento ambiental e com a redefinição da distribuição de energia, investindo em gás natural.

Para o setor turístico, o candidato prometeu estimular a realização de grandes eventos no Maranhão e investir em infraestrutura e saneamento básico. Em resposta aos questionamentos das entidades do setor agrícola, Weverton Rocha afirmou que é possível tornar o Maranhão zona livre da aftosa e se comprometeu em assegurar o direito dos produtores, especialmente, no cumprimento de reintegrações de posse. O candidato prometeu ampliar a participação das entidades nas decisões de governo. “O Conselho Empresarial do Maranhão tem um papel estratégico na formulação das políticas de desenvolvimento, e precisa ser fortalecido como um fórum de discussão de propostas que agreguem para a geração de um ambiente favorável aos negócios”, afirmou o candidato.

Já o governador Carlos Brandão respondeu perguntas sobre incentivos fiscais para o setor privado, turismo, comércio, agronegócio e preparação para o mercado de trabalho.

O governador agradeceu a oportunidade e destacou sua experiência. “O nosso Governo vai continuar com esse compromisso de promover oportunidades, a geração de emprego e renda e deixar o legado de uma vida melhor para os maranhenses, em alinhamento permanente com os setores produtivos”, afirmou.

Brandão garantiu que seu governo irá também buscar formas de fortalecer o investimento privado, observando que o Estado já pratica uma política efetiva de incentivos, que tem gerados bons resultados. “Vamos ampliar e fortalecer o Conselho de Desenvolvimento do Estado e levá-lo para Imperatriz. Vamos trabalhar em clima de diálogo com empresários e investidores para que possamos garantir a participação das nossas empresas, dando o incentivo fiscal, mas também gerando oportunidades e empregos para os maranhenses”, explicou.

O governador também se comprometeu em tornar o Maranhão área livre de febre aftosa sem vacinação e de buscar soluções para o comércio de importados em São Luís. “Vamos conversar com os empresários e os comerciantes para encontrar possíveis saídas. Tem que haver um diálogo, uma conversa, porque sabemos que todos precisam trabalhar”, frisou ele.

Sobre o fortalecimento do turismo, Brandão relembrou a experiência exitosa do São João e o apoio aos produtores culturais e à economia criativa na fase mais aguda da pandemia e comprometeu-se a intensificar os investimentos para ampliação e recuperação da infraestrutura turística, com políticas de qualificação para o turismo e ações de promoção comercial do Maranhão, enfatizando a necessidade de integração dos polos turísticos do estado.

E, mais uma vez, reconheceu a importância dos pequenos negócios para a economia estadual, defendendo a ampliação das ações para esse extrato empresarial, com políticas de recuperação fiscal, acesso ao crédito, capacitação  e tecnologia, combinados com melhorias no ambiente de negócios e eliminação da burocracia na abertura de empresas, destacando os avanços nesse processo conquistados pela Jucema e parceiros.

O encontro foi organizado em conjunto pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Maranhão – ABIH, Associação Comercial do Maranhão – ACM, Associação dos Jovens Empresários do Maranhão – AJE, Associação Maranhense de Supermercados – Amasp, Associação dos Criadores do Estado do Maranhão – Ascem , Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís – CDL, Centro das Indústrias do Maranhão – Cimar, Federação das Associações Empresariais do Maranhão – Faem, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão – Faema, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão – FCDL/MA, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão – Fecomércio e a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão – Fiema.