Encerrada a 14ª Exposertão, em São João dos Patos

exporsertão 2Foi encerrada neste domingo (26), a 14ª Exposertão, no Parque de Exposições Antônio Reinaldo Porto, em São João dos Patos, no sertão maranhense. O sistema Faema/Senar mais uma vez prestigiou o evento com um estande institucional e com o apoio do sindicato dos produtores rurais local.

O gerente-técnico do Senar, Carlos Antônio Feitosa, que representou o presidente da Faema, José Hilton Coelho de Sousa, elogiou a programação da Exporsertão, e destacou o crescimento da mesma em relação aos anos anteriores. “Um sinal de que o produtor rural está otimista”, disse.

O evento acontece desde 1999 com exposição de animais, entre caprinos, ovinos, equinos e bovinos de corte e leite, além de uma programação que inclui concurso leiteiro, cavalgada, leilões, encontro da Agricultura Familiar, palestras, cursos do Senar de Formação Profissional Rural-FPR voltados para produtores rurais, e shows musicais. Participaram cerca de 50 expositores nas categorias animais, tratores, veículos, instituições, prefeituras e outros; com um movimento superior a R$ 1,5 milhão em negócios realizados durante os quatro dias de funcionamento.

O secretário Cláudio Azevedo confirmou que as feiras agropecuárias têm sido grandes canais de apresentação aos produtores locais das novas tecnologias e manejos para aumentar a eficiência e produtividade do agronegócio local. “Por isso, o Governo do Estado apoia esses eventos, por meio de suas secretarias. São iniciativas como essas que promovem o desenvolvimento da nossa produção”, afirmou.

“A Exposertão vem consolidando sua importância no agronegócio do Maranhão, atraindo criadores, agricultores, representantes de instituições municipais e estaduais, técnicos da área agropecuária e público dos municípios do médio sertão maranhense, de Presidente Dutra e Bacabal, além de Floriano e outras cidades piauienses”, declara o secretário de Agricultura de São João dos Patos, Ednaldo Quirino.

O prefeito de São João dos Patos, Valdênio Sousa, ressaltou que a Exposertão é o maior evento festivo da região do Médio Sertão Maranhense. “Ficamos orgulhosos de sediar esse evento, que tem grande importância para os nossos produtores, pois apresenta novas tecnologias que contribuem para aumentar a nossa produtividade”, disse.

Também participaram da feira a Sagrima e seu órgão vinculado, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) e Agência Estadual de Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Agerp).