Dirigentes do sistema Faema/Senar participam em Bequimão da Expocapril 2016

Secretário da Saf, Adelmo Soares, abre evento acompanhado pelos dirigentes do sistema Faema/Senar e parceiros.
Secretário da Saf, Adelmo Soares, abre evento acompanhado pelos dirigentes do sistema Faema/Senar e parceiros.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) participou, efetivamente, na realização da maior Exposição de Ovinos e Caprinos da Baixada Ocidental Maranhense (Expocapril), realizada em Bequimão, entre os dias 11 e 15 de novembro.

O evento que já é tradição nessa época do ano, no município, reuniu dezenas de expositores e atraiu milhares de pessoas no Parque de Exposição, localizado à margem da estrada que liga o município-sede ao Porto do Cujupe (MA-106), km 30, povoado Frederico.

Animais são comercializados na Expocapril 2016.
Animais são comercializados na Expocapril 2016.

Para promover suas ações, o Senar manteve estande institucional com material informativo e minifábricas demonstrativas da produção de aguardente orgânica e de beneficiamento de raiz de mandioca, que atraiu centenas de pessoas, dentre elas o secretário de Agricultura Familiar (SAF), Adelmo Soares, o superintendente estadual do Sebrae, João Martins, a gestora  do Sebrae na região da Baixada, Rosamélia Pinheiro, os gestores do Senar Raimundo Coêlho, Luiz Figueirêdo e Carlos Feitosa, e o organizador do evento e presidente da Associação  dos Criadores  de Caprinos e Ovinos de Bequimão,  Antonio Edilson.

Um brinde ao sucesso da exposição
Um brinde ao sucesso da exposição

Sob o olhar atento dos convidados, o superintendente estadual do Senar, Luiz Figueiredo realçou o trabalho de capacitação desenvolvido pela entidade em parceria com o Sebrae,  voltada  aos pequenos negócios da  região, onde, segundo ele, o carro-chefe  não precisa ser somente as atividades produtivas nas áreas  da aquicultura e pesca, mas, também, da caprinovinocultura, onde a Expocapril tem o principal papel como alavancador da atividade.

“A Expocapril tem sido a responsável pela melhora, inclusive, do perfil genético dos animais da Baixada, com ganhos significativos para o pequeno produtor rural”, incentivou ele.

Raimundo Coelho falou do apoio logístico que Faema tem dado aos produtores da Baixada e na reestruturação do Sindicato dos Produtores Rurais de Bequimão que vai permitir um apoio cada vez mais significativo do Sistema  Faema/Senar articulado em parceria  com a prefeitura e o Sebrae.

“Todas essas entidades juntas apoiam ações significativas do setor agropecuário, como por exemplo, a Expocapril”, destacou o presidente elogiando a iniciativa e o apoio dado pelas instituições parceiras do evento.