Menu fechado

Diretoria-Executiva da CNA faz reunião itinerante em Uberaba

Print Friendly, PDF & Email

Situação da agropecuária nacional e regional foi debatida durante o encontro realizado na sede da ABCZ

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, comandou nesta sexta (28), na sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), mais uma reunião itinerante da Diretoria-Executiva da entidade.

Durante a reunião, os participantes discutiram temas de interesse do setor, entre eles o novo Censo Agropecuário e a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a forma de cobrança do Funrural.

João Martins relatou aos presidentes das federações da Agricultura o encontro que manteve em Brasília com o presidente Michel Temer. Ele explicou que, em parceria com a Frente Parlamentar da Agropecuária – FPA, a CNA busca uma solução para aqueles produtores que se sentem prejudicados pela decisão do STF.

A ideia é que os produtores que acumularam dívidas, ao longo dos últimos anos, possam pagá-las sem juros e correção monetária e de forma parcelada.

O apoio da CNA à realização do Censo Agropecuário de 2017 foi outro ponto destacado na reunião. Concurso público a ser realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai permitir a contratação de 24 mil técnicos para o levantamento, com a participação ativa do Sistema CNA.

O Secretário-Executivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Daniel Carrara, revelou que o órgão incentivará a participação de técnicos agrícolas no processo de seleção a ser feito pelo Governo.

Na parte final da reunião, temas específicos de interesse da agropecuária da região Sudeste foram tratados.  Uma das prioridades é negociar com o governo recursos financeiros suficientes para financiar a produção.