Dia de Campo em Bacabal propaga tecnologias de produção sustentável

A Fazenda Canaã, em Bacabal, foi palco do I Dia de Campo do projeto ABC Cerrado de 2018. A exemplo do ano passado (2017), os produtores rurais Walter e Wanderléa Lima receberam centenas de produtores rurais do município e de toda a região Mearim.

Superintendente Luiz Figueiredo e produtores participantes.

Os produtores, secretários municipais de Agricultura, técnicos e convidados participaram das estações que trataram das tecnologias: ILPF (Integração Lavoura, Pecuária e Floresta), ministrada pelo técnico da Embrapa Cocais, José dos Santos Benício e Manejo de Pastagem – que teve à frente o professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA), Antônio Cutrim Júnior e o pesquisador da Embrapa Cocais, Joaquim Bezerra Costa.

Casal anfitrião da fazenda Canaã e sua mesa de derivados do leite.

Do Senar, participaram o superintendente Luiz Figueiredo e o presidente licenciado Raimundo Coelho, além da Medica Veterinária e coordenadora do projeto ABC Cerrado no Maranhão, Aline Saldanha que esteve à frente dos trabalhos junto aos técnicos do Senar. Destaque ainda para a presença do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bacabal, Ramon Arraes.

Aline Saldanha e equipe de cadastramento

Dia de Campo

Numa ação conjunta com o Ministério da Agricultura e Embrapa, o Senar desenvolve o Projeto ABC Cerrado. A iniciativa, que conta com US$ 10,6 milhões do Programa de Investimentos em Florestas (FIP, sigla em inglês), do Banco Mundial – dissemina práticas de agricultura de baixa emissão de carbono e sensibiliza produtor rural, para que invistam na sua propriedade para obter retorno econômico, preservando o meio ambiente.

O Dia de Campo visa estimular o público envolvido — desde agrônomos, técnicos agrícolas e produtores rurais, no sentido de agregar conhecimento sobre a importância econômica, social e ambiental da adoção de novas práticas e tecnologias sustentáveis na produção.

Primeira estação: ILPF

“Queremos atender aos produtores rurais interessados em aplicar as tecnologias do projeto em suas propriedades, de maneira a promover a melhoria de sua produção e elevação de renda” disse a coordenadora do projeto, anunciando para o próximo dia 04 de agosto, novo Dia de Campo que ocorrerá na Fazenda Formosa, em Pastos Bons, de propriedade do produtor rural, Vanderley Zamberlam.

Para Joaquim Costa da Embrapa, os benefícios econômicos são notórios na fazenda Canaã. O pesquisador destaca principalmente a recuperação do solo que tem sido o principal motivo para a grande alavancada, segundo ele, na produção de Walter Filho. “O segundo ano da aplicação do projeto, percebemos que a produtividade dele está maior, e o gasto menor,” disse destacando a atuação dos técnicos de campo do Senar e da Embrapa no processo.

Público constituído por produtores, técnicos e estudantes.

Walter Filho, frisou a importância da presença do Senar e ressaltou o aumento da produção de grãos e a melhoria de capim em sua propriedade. “A participação do Senar tem sido fundamental neste trabalho. E o Dia de Campo veio reforçar a implantação das tecnologias implantadas e a assistência técnica do Senar porque além de nos fortalecer, também incentiva os produtores vizinhos. Só temos a agradecer”, acentuou ele.