Cursos e treinamentos são ministrados pelo Senar durante a 49ª Expoimp

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) levou para a 49ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), diversas  ações voltadas para os produtores rurais do sul do estado por meio de cursos e treinamentos envolvendo produtores assistidos pelo Programa Mais Produção, desenvolvido pelo governo do estado onde o SENAR tem uma forte parceria, visando criar dinâmica no  fortalecimento do agronegócio naquela região.

Governador Flávio Dino durante entrega de certificados a produtores capacitados pelo Senar.

O programa Mais Produção do Governo do Estado é executado pelo Senar e atende 1.550 propriedades rurais com assistência técnica e gerencial (ATeG), nas cadeias produtivas de carne e couro, leite, piscicultura, hortifruti e arroz.

A Expoimp 2017 ocorreu no período de 8 a 16 de julho, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, com a realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Imperatriz (Sinrural), sob a direção de Renato Pereira.

No local, o Senar em parceria com o Governo do Estado (Sagrima, Agerp e Aged) manteve espaço (estande), com vistas a receber o produtor rural e encaminhá-lo para as capacitações. Também foram recebidos: o Governador Flávio Dino, o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, o secretário adjunto, Edjailson Souza, o presidente da Aged, Sebastião Anchieta, o deputado federal, Weverton Rocha, dentre outras lideranças políticas e rurais da região.

Governo estadual, Senar, Sinrural e produtoras rurais, no curso de Derivados do Leite.

O superintendente do Senar no Maranhão, Luiz Figueirêdo e equipe comandou os trabalhos  dentro e fora do estande, assim como a entrega de certificados de cursos realizados pelo programa Mais Produção, em Imperatriz e nas cidades vizinhas. A solenidade foi realizada na presença do governador, do secretário de agricultura do estado e de outras autoridades.

Treinamentos

Considerando a vocação da região, foram ofertados quatro cursos/treinamentos, tais como: Inseminação Artificial de Bovinos, Irrigação e Drenagem, Montagem de Cerca Elétrica e Derivada do Leite.

Queijo, ricota, iogurte, doces, requeijão cremoso, bebidas lácteas, leite condensado e o queijo cremoso cheddar, encheram os olhos e entusiasmaram os produtores rurais de Imperatriz, Davinópolis, João Lisboa e Buritirana. Todos ávidos por conhecimento. O leite para a elaboração de tais itens foi doado por produtores participantes e expositores.

Com esses ocorridos durante a Expoimp/2017, somam-se mais de dez cursos ofertados, recentemente, com o objetivo de  aperfeiçoar  o aprendizado do produtor, fazer gerar ocupação e renda, e ainda, melhorar a qualidade de vida do homem do campo.

“O treinamento ensina as boas práticas  para a produção de itens feitos a partir do leite. Temos toda a satisfação de trabalhar com o produtor rural, e poder contribuir  com a melhoria de vida de cada um deles”, disse Ana Joaquina, instrutora do Senar.

Já Luiz Figueiredo classificou o trabalho em Imperatriz como de grande importância para o produtor rural. “Foi muito importante a realização desses cursos, pois deu uma satisfação a toda a sociedade rural e urbana da região tocantina, do trabalho sério que o governo do estado em parceria com o Senar vem desenvolvendo em apoio aos pequenos e médios produtores da região, contribuindo, fundamentalmente, para que o programa Mais Produção alcance as metas planejadas”, destacou ele.

Segundo Márcio Honaiser, a  Faema e o Senar estão entre os maiores parceiros do Governo do Estado. “Tanto no convênio para oferecer assistência técnica e gerencial a 1.550 propriedades, quanto nas ações que realizamos em conjunto nas feiras agropecuárias. Para o setor produtivo, uma parceria como esta é fundamental, para termos bons resultados”, acentuou o secretário da Sagrima.