Caxias sediará Feira de Agrotecnologia da Região dos Cocais Maranhenses

30_10_bLançada nesta quarta-feira (29), em São Luís, a Feira de Agrotecnologia da Região dos Cocais Maranhenses (Agritec), que vai acontecer no período de 19 a 22, no município de Caxias. O lançamento foi realizado no auditório da Embrapa e contou com a presença do secretário adjunto da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) e vice-presidente da Faema, Raimundo Coelho, do presidente do sistema Faema/Senar, José Hilton Coelho e do prefeito de Caxias, Léo Coutinho.

Realizada pelo Sindicato Rural de Caxias, com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Faema, Bancos oficiais e prefeitura municipal, a Agritec tem previsão de público estimado em 50 mil pessoas. A estrutura do evento é composta por vários espaços: agronegócio, agricultura familiar, cidadania, empreendedorismo, ovinocaprinocultura, prefeituras/cidades, alimentação e espaço para shows artísticos.

Raimundo Coelho ressaltou que a realização de eventos agropecuários em todo o estado do Maranhão, mostra a força do setor produtivo. “A Agritec é uma oportunidade para que seja feita a divulgação tecnológica entre os participantes do evento e também o público em geral”, afirmou ele.

O presidente da Faema, José Hilton Coelho, destacou o Espaço Agronegócio que compreenderá várias conferências, palestras e mesas-redondas para promover discussões e encaminhamentos sobre temáticas como: Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta, Agricultura de Baixo Carbono, Plano ABC, Código Florestal, Cadastro Ambiental Rural e Produção de Biomassa para Geração de Energia.

O chefe-geral da Embrapa, Valdemício de Sousa, explicou durante o lançamento da Agritec, que este é um evento que surge como um dos maiores do Maranhão.

Também participaram do lançamento, os presidentes da Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Jorge Fortes e do Sindicato Rural de Caxias, Benedito Moura; além de profissionais ligados ao setor produtivo.

A Agritec será realizada no Parque da Cidade. Oportunidades empresariais, turismo, geração de renda e cidadania, inovações tecnológicas e informações qualificadas serão componentes de uma vitrine de potencialidades para a região dos Cocais Maranhenses.

A previsão é de participem 40 municípios que integram a região e que terão a oportunidade de trocar informações e realizar diversos negócios e parcerias.