Caso de sucesso: Pequeno produtor rural tem aumento de renda após participar de treinamentos do Senar-MA

DSC_0031O pequeno produtor rural, Francisco Ferreira Santos, 55 anos, morador do município de Buritirana, no estado do Maranhão, região Oeste maranhense, a 680 km de São Luis, proprietário de uma área de 15 hectares (fazenda São Francisco), recebeu a visita surpresa do superintendente do Senar-Ma, Luiz Figueiredo, assessores e jornalistas, que foram conhecer o sucesso desse homem do campo.

Com características peculiares o “seu” Francisco falou da participação dele em  três treinamentos do Senar, nas áreas de piscicultura, derivados do leite e agrotóxicos, em parceria com a prefeitura municipal. Ele mostrou parte da fazenda e relatou suas atitudes empreendedoras, aliadas a novas alternativas para permanecer na atividade agropecuária.

Ao lado da esposa, dona Silvandira Santos, tornou-se produtor de peixes, das espécies tambaqui, tambacu e caranha, que são comercializados nos mercados de Buritirana e Amarante. “Há três anos trabalho também com peixes, que são criados em 14 tanques aqui na propriedade e isso agradeço ao Senar que me proporcionou oportunidade de aprender e trabalhar utilizando novas técnicas de produção”, afirmou.

Outra atividade desenvolvida pelo casal é a pecuária. Com gado da raça Girolando, produz quase 100 litros de leite diários, direcionados ao mercado consumidor do município de Imperatriz. “Agora tenho uma renda certa”,  garantiu.

Para Luiz Figueiredo, a piscicultura e a bovinocultura são atividades seculares com destaque em diversas regiões maranhenses. O Senar tem investido fortemente nessas e outras atividades com inúmeros treinamentos e ótimos resultados. “É importante que o pequeno produtor entenda não só o processo de produção, mas também o funcionamento do mercado e oportunidades que possam melhorar de renda e ascensão social a partir dos princípios de sustentabilidade, produtividade e cidadania”, disse o superintendente.

Segundo o mobilizador Reijane Oliveira Silva, a região de Buritirana já foi contemplada com 15 cursos de formação Profissional Rural e Promoção Social, do Senar.