Capacitação em crédito rural orientado para assistência técnica marca início de parceria entre o SENAR e a Caixa

 

Protocolo de intenções nacional entre as duas entidades será assinado nesta quinta, (13)

Brasília, 11/08/2015 – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) passa a contar com um importante parceiro para auxiliar os produtores rurais que aderirem ao Programa de Assistência Técnica e Gerencial: a Caixa Econômica Federal (CEF). A entidade oferecerá linhas de crédito rural para os participantes que desejarem implementar as orientações técnicas, mas que possuem limitações financeiras.

A primeira iniciativa prevista dentro da cooperação começou nesta terça-feira (11/8). Uma capacitação sobre crédito rural orientado está treinando 21 supervisores, que serão os responsáveis técnicos pelo Programa do SENAR de oito Estados (Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rio de Janeiro e Tocantins) até amanhã, em Brasília. A programação do encontro vai abordar temas como produtos de crédito disponíveis, processo de análise e concessão, sistema de acompanhamento e exercícios nas planilhas da Caixa.

O secretário executivo do SENAR, Daniel Carrara, destaca que a parceria marca um novo momento da entidade, que além da Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS), vai oferecer assistência técnica e gerencial para os produtores com o apoio da Caixa. Para Carrara, o acompanhamento técnico realizado pelo SENAR e o crédito rural disponibilizado pela instituição financeira permitirão que os produtores rurais tenham um retorno imediato na sua atividade.

“Como disse o presidente do Sistema CNA/SENAR, João Martins, essa iniciativa vai revolucionar a nossa instituição. A parceria vai manter todas as nossas características de capilaridade e descentralização e, da mesma forma que já fazemos com outros parceiros, como o Banco Mundial, o Ministério da Agricultura e o Sebrae, colocaremos o SENAR à disposição da Caixa. É um programa que exige muita responsabilidade e vamos fazer dar certo”, declara.

Segundo o superintendente nacional de Agronegócios da Caixa Econômica Federal, Márcio Vieira Recalde, a entidade passou a atuar na área de crédito rural há, aproximadamente, dois anos devido a importância que o setor tem para a economia do Brasil. Na opinião dele, o financiamento é essencial para o desenvolvimento da atividade, mas para isso os recursos precisam ser bem aplicados e a assistência técnica é fundamental nesse processo. Hoje, a Caixa tem 1.600 agências atuando com crédito rural e a expectativa é se tornar o segundo maior agente financeiro de crédito rural do País em breve.

“O crédito rural é uma ponta. Precisamos da assistência técnica para alavancar a produção e criar um círculo virtuoso. Temos muito a contribuir e a aprender com vocês. Existem situações diferentes em todo o Brasil e contamos com linhas de crédito específicas, mas elas só terão o efeito esperado com a ajuda do SENAR, um parceiro que tem amplitude, competência, capilaridade e representatividade nacional”, ressalta Recalde.

O coordenador nacional de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR, Matheus Ferreira Pinto da Silva, explica que as entidades vão firmar um convênio nacional, mas que a execução será feita em nível estadual, entre as regionais do SENAR e as Superintendências estaduais da Caixa. Conforme ele, já existe uma lista de espera com mais de 15 responsáveis técnicos estaduais para participarem do próximo treinamento e 26 Estados demonstraram interesse em aderir ao programa.

“Aqui se inicia um novo ciclo para o SENAR. O crédito rural sempre aparece como uma demanda dos produtores, que perguntam de onde vão tirar recursos para implementar as orientações que passamos. Agora, teremos condições de oferecer um modelo de crédito específico e coordenado, fruto desta parceria que vem sendo construída com a Caixa há alguns meses. É uma via de mão-dupla, que vai beneficiar todos os envolvidos”, observa.

Protocolo será assinado amanhã
O presidente do Sistema CNA/SENAR, João Martins, e o vice presidente da Caixa  Econômica Federal, Fábio Lenza, assinam nesta quarta-feira (12/8), às 16h30min, na sede do Sistema CNA/SENAR, o protocolo de intenções nacional para impulsionar a concessão de crédito rural aos produtores brasileiros através da Assistência Técnica e Gerencial do SENAR. O SENAR será o responsável pela capacitação de supervisores de suas Administrações Regionais no modelo de elaboração de projetos da Caixa.