Balsas terá uma regional do Senar, anunciou a presidente da CNA

Kátia Abreu fez o anúncio na Agrobalsas, onde falou a produtores rurais da região.

A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, anunciou durante a abertura da Agrobalsas 2014, em sua 12ª edição, a criação de uma regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) no município de Balsas, no Maranhão.

De acordo com Kátia Abreu, a criação de uma regional do Senar Maranhão em Balsas atende a uma reivindicação do sistema Faema/Senar e dos produtores rurais da região.

Ela aproveitou a oportunidade para também destacar a importância do Cadastro Ambiental Rural, conforme Decreto 8.235, publicado no início deste mês, em edição extra do Diário Oficial da União, dando inicio à regularização dos passivos ambientais nas propriedades e os escritórios da CNA implantados na China e Bruxelas.

O presidente da Faema, José Hilton de Sousa, fez questão de agradecer antecipadamente a criação do escritório do Senar no Sul do Maranhão e também destacou a importância da presença de Kátia Abreu no território maranhense. Ela participou ainda de uma reunião de trabalho por ocasião de uma visita ao sindicato dos produtores rurais e visitou o estande da entidade sindical.

A Agrobalsas, cujo tema “SOMOS SIM, O CELEIRO SUSTENTÁVEL” é considerada a maior feira tecnológica do agronegócio maranhense, realizada na Fazenda Sol Nascente, município de Balsas (MA).

As expectativas acerca da Agrobalsas 2014 são muito boas e deverá movimentar R$ 300 milhões em negócios, comercialização de máquinas agrícolas, venda de insumos, financiamentos, entre outros.

Participaram do evento o presidente e o vice da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), José Hilton Coelho de Sousa e Raimundo Coelho, respectivamente; o senador Edson Lobão; o chefe-geral da Embrapa Cocais, Valdemício Ferreira; o chefe de Administração da Embrapa Soja (Londrina-PR), Fábio Álvares;  os secretários de Estado da Agricultura, Claudio Azevedo, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauricio Macedo; o presidente do sindicato rural, Valdir Zaltron; o  presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Corredor de Exportação do Norte (Fapcen), José Antônio Gorgen e lideranças rurais.

Durante a solenidade de abertura, o presidente da Fapcen, entidade organizadora da Agrobalsas, José Antônio Gorgen, ressaltou a admiração e o respeito dos agricultores maranhenses pela senadora Kátia Abreu e a classificou como a mulher mais importante da agropecuária brasileira.

A Embrapa aproveitou a ocasião e fez a entrega de uma nova variedade de soja, a BRS Sambaíba RR, durante a abertura do Agrobalsas 2014.

A Agrobalsas 2014 acontece entre os dias 12 e 16 de maio de 2014