Assistência Técnica e Gerencial do sistema Faema/Senar é apresentada em reunião do Conselho Empresarial

Tema é apresentado pelo Presidente da Faema e por Gerente do Senar,  é elogiado pela classe empresarial, secretários e assessores do Governo

 

Simplício Araújo da Seinc coordena reunião no Palácio dos Leões com representantes do setor produtivo e governo.
Simplício Araújo da Seinc coordena reunião no Palácio dos Leões com representantes do setor produtivo e governo.

O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão, (Faema), Raimundo Coelho, apresentou ao CEMA, (Conselho Empresarial do Maranhão), que reúne representantes da classe empresarial maranhense, secretários e assessores do governo do Estado, mensalmente, no Palácio dos Leões – o programa de  Assistência Técnica e Gerencial, (ATeG)  cuja principal função é  incentivar a produtividade e o empreendedorismo ao homem do campo.

Epitácio Rocha, do Senar apresenta programa de Assistência Técnica e Gerencial, (ATeG), do Senar em reunião do CEMA.
Epitácio Rocha, do Senar apresenta programa de Assistência Técnica e Gerencial, (ATeG), do Senar em reunião do CEMA.

Coelho fez uma  explanação holística sobre a sua aplicação e os bons resultados  obtidos durante o programa Mapito, (Maranhão, Piauí e Tocantins), ocorrido no período de 2014 e 2015,  com avaliação positiva pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, (Sebrae), a boa performance apresentada pelo Senar-MA na execução do Mapito, culminou com a sua inclusão no programa ABC Cerrado,  e mais recentemente a firmar parceria com Governo do Estado para atender dentro de um ano, 1.550 propriedades rurais nas  cinco cadeias produtivas que incluem o arroz, horticultura, carne e couro, leite e aquicultura.

Edital

“O programa foi apresentado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, (Sagrima), e à Secretaria de  Estado de Indústria e Comércio, (Seinc), daí foram selecionadas dez cadeias produtivas,  a começar por cinco”,  disse, acrescentando que a parceria foi firmada no início deste mês entre representantes do Senar Brasil, e da  Regional e pelo Governo do Estado. Disse também que serão treinados oitenta técnicos selecionados a partir do edital que já se encontra em disponibilidade no site da entidade.

“É importante a capacitação e a assistência técnica, pois nossos produtores estão distantes da tecnologia, e nós precisamos disso para que se possa investir mais na terra e gerar emprego e renda”, assegurou Coelho, para em seguida, apresentar a todos o  gerente de ATeG do Senar, Epitácio Rocha, que na oportunidade, destacou os principais pontos do programa bem como a  sua atuação e resultados aguardados durante o período em que durar a parceria.

O secretário de Estado da Indústria e Comércio, Simplício Araújo, que conduziu a reunião, disse que discutir a capacitação e assistência técnica rural é um dos pontos que tendem a contribuir não somente para os trabalhos que estão sendo realizados pelo Governo e pelo sistema Faema/Senar, mas também ajudam a expandir os negócios no campo.

“Tal medida vai somar com os trabalhos de adensamentos das cadeias produtivas estratégicas para o Maranhão”, frisou Simplício Araújo, coordenador executivo do Conselho Empresarial.

Na reunião foram discutidos ainda, pontos como o Programa de Compras Governamentais, que tem como meta a criação de política pública focada na ampliação do acesso as compras públicas estaduais por micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais. Outros temas foram o Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE) e Plano Diretor de São Luís.