Assembleia com produtores rurais destaca ações do sistema Faema/Senar

Assuntos de interesse do público rural foram discutidos em reunião com lideranças sindicais

Assembleia discute com lideranças, questões como contribuição sindical.

A Federação de Agricultura do Estado do Maranhão (Faema) acaba de realizar, a primeira Reunião Ordinária deste ano, envolvendo o Conselho de representantes.

A Assembleia foi coordenada pelo presidente do sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, com a participação do vice-presidente, José Hilton Coelho de Sousa, do secretário e gerente técnico do Senar, Carlos Antônio de Sá Feitosa, do diretor/tesoureiro, Lourival da Costa Santos, do 1º tesoureiro, Adauto F. dos Santos, do superintendente do Senar, Luiz Figueirêdo e do assessor jurídico do Senar, José Luiz Camargo. A organização do evento foi feita pelo Departamento Sindical e de Arrecadação e Controle da Faema.

Raimundo Coelho homenageia Severino Moura de Araújo, durante reunião na Faema.

Também participou o secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Sagrima), Émerson Macedo. Trinta e oito representantes de sindicatos afiliados estiveram presentes  e ouviram da diretoria assuntos relacionados à arrecadação da Contribuição Sindical Rural – (CSR), Pessoa Física/2018, Sistema de Gestão Sindical/Programa Sindicato Forte, e ainda, o programa de Desenvolvimento da Agropecuária do Maranhão pela Educação (Agrodiálogos).

Todos esses assuntos estão em pleno desenvolvimento no estado, conduzidos pelo sistema Faema/Senar, com apoio dos sindicatos rurais patronais e de parceiros. Os dirigentes sindicais presentes se manifestaram a respeito da campanha sindical desenvolvida em todo o Brasil, bem como do projeto Agrodiálogos, cuja função é divulgar as ações de capacitação e educação do Senar, voltadas  para a promoção dos produtores rurais das diversas regiões do estado.

Destaque da reunião foi a homenagem prestada pela Federação, ao presidente licenciado do Sindicato dos Produtores Rurais de Peritoró, Severino Antônio Moura de Araújo, em função dos bons serviços prestados ao setor produtivo rural da sua região

Na ocasião foi entregue por Raimundo Coelho placa de Menção Honrosa ao homenageado, que emocionado, falou da alegria de participar do momento positivo da instituição e do reconhecimento pela diretoria da contribuição dada ao setor rural.

“Recebi essa homenagem com muita honra e alegria e para mim foi uma surpresa e quando a gente recebe por mérito, pelo trabalho que se faz,  a gente se sente muito feliz”,  disse ele, ressaltando a iniciativa da Faema.

Para o presidente do sistema Faema/ Senar, é muito importante deixar claro e transparente aos integrantes do sistema, a maneira séria como vem sendo empregados os recursos financeiros da instituição.

“Os níveis de dificuldade que estamos atualmente atravessando com a questão facultativa do pagamento da Contribuição Sindical e a necessidade de reinventarmos a sobrevivência de nosso sistema, para continuar prestando serviços à classe produtora rural do estado, são as nossas principais preocupações, às quais queremos dividir com os nossos parceiros dos sindicatos”, destacou Coelho.