Apresentado o cartão do produtor rural do MA

Entidades lançaram o CNA Card, que oferece diversos benefícios para os produtores.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) e a Associação de Criadores do Maranhão (Ascem), assinaram terça-feira um Acordo de Cooperação durante apresentação do CNA Card, o cartão do produtor rural. A solenidade foi realizada na Expoema, no Parque Independência.

O Acordo de Cooperação tem como objetivo a conjugação de esforços, entre as entidades envolvidas, para o desenvolvimento de soluções no âmbito da agricultura e pecuária, englobando a disponibilização de tecnologia e serviços que permitam a integração e logística para apoio e operacionalização do CNA Card.

O Cartão do Produtor Rural permitirá solicitar e imprimir documentos, tais como a Guia de Trânsito Animal – GTA, Permissão de Trânsito Vegetal – PTV, Certificado Fitossanitário de Origem – CFO e a Nota Fiscal – NF, bem como facilitação do pagamento de tarifas e impostos.

Na oportunidade, os produtores rurais tomaram conhecimento dos benefícios e as facilidades que o cartão oferece. O CNA Card dará acesso à nova Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), sistema informatizado que vai unificar os dados sobre o trânsito do gado e integrar diversos mecanismos de controle, inclusive o sanitário.

“O CNA Card vai facilitar a vida do produtor rural, gerar benefícios e agregar novas tecnologias”, declarou o presidente da Faema, José Hilton Coelho de Sousa.

Participaram do lançamento o presidente da Faema, José Hilton Coelho de Sousa; o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Claudio Azevedo; o diretor-geral da Aged, Fernando Lima; o secretário adjunto da Sagrima e vice-presidente da Faema, Raimundo Coelho; o coordenador do Departamento de Arrecadação e Controle da Faema, Lourival Santos; o gerente técnico do Senar, Carlos Feitosa; técnicos do Governo do Estado e presidentes de sindicatos rurais.

Evolução – O secretário Claudio Azevedo destacou que com o CNA Card o produtor rural estará contribuindo para a evolução da pecuária maranhense. Ele ainda aproveitou a oportunidade para pedir aos presidentes de sindicatos rurais o apoio para a próxima etapa do reconhecimento internacional do Maranhão como zona livre da febre aftosa com vacinação.

Para o diretor geral da Aged, Fernando Lima, o cartão só irá somar e melhorar a qualidade e o acesso às informações do setor agropecuário. “Acredito que em 2014 todos os interessados já estejam usando esse cartão”, afirmou.

O programa CNA Card possibilita a formação de uma ampla rede nacional de parceiros, com atendimento e serviços que estejam dispostos a conceder algum tipo de benefício ao Produtor Rural. Estarão aptos a participar do Clube de Benefícios CNA Card todo Produtor Rural, portador de um CNA Card válido.

Palestras

Ainda na terça-feira, no estande do sistema Faema/Senar, foram realizadas palestras sobre Recuperação de Pastagens Degradadas, com o técnico da Embrapa, Raimundo Bezerra; Programa ABC e Créditos de Carbono, com a instrutora do Instituto CNA, Maria Emília Borges; e o Código Florestal, com o assessor técnico da Faema, Emerson Galvão, em parceria com a Sagrima.

Veja fotos do evento: