Alunos do programa Rede e-Tec participam de aula prática no campo

.

Alunos do programa Rede e-Tec de Balsas recebem informações acerca da prática no campo.
Alunos do programa Rede e-Tec de Balsas recebem informações acerca da prática no campo.

O sistema Faema/ Senar promoveu neste final de semana nos municípios polo da Rede e-Tec – Balsas, Chapadinha e Colinas-, aula prática, (saída técnica de campo), aos alunos do curso técnico em agronegócio.  No total,  70 pessoas matriculadas, participaram das orientações em locais específicos escolhidos por instrutores e coordenadores do curso.

O grupo de estudantes  do polo de Colinas, esteve em uma propriedade localizada no município de Sucupira do Norte em uma plantação de soja e milho. Estavam presentes também, além da instrutora, a coordenadora Thaysa Correia e o vice-presidente da Faema, Hilton Coelho de Sousa.

Já em Balsas, o local escolhido foi a fazenda Cajueiro, onde o destaque foi produção de sequeiro e irrigação com foco  na produção de semente de soja, milho e feijão. O gerente de Qualificação Profissional do Senar, Carlos Antônio Feitosa, foi quem acompanhou a equipe durante toda a palestra.

Finalmente, em Chapadinha, a palestra ocorreu no povoado Vila União, onde funciona a Casa Familiar Rural onde é cultivada prioritariamente, hortaliças, mandioca e avicultura. Neste local, acompanharam o trabalho, os gestores Raimundo Coelho, (Faema), e Luiz Figueiredo, (Senar).

Empreendimento

O curso em agronegócio da Rede e-Tec  foi implantado em agosto deste ano e está previsto para encerrar em 2017.  Sua finalidade é formar profissionais na área técnica para atender municípios maranhenses vocacionados ao agronegócio no estado. São parceiros deste empreendimento, sindicatos dos produtores rurais e prefeituras, (Colinas e Chapadinha). Estão matriculados, alunos dos municípios polos, mas também de cidades vizinhas.

“A saída de campo, (ou aula prática), é importante para que os alunos possam entender as técnicas de produção e se familiarizar com o ambiente rural, adquirindo subsídio para uma boa formação”, destacou Thaysa Correia, coordenadora Regional do Curso, ressaltando a aplicação pelos instrutores,de técnicas fundamentais.

Pronatec

O programa  Rede e-Tec do Brasil foi instituído pelo MEC em 2011, como parte do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e recebeu prontamente a adesão do Senar. Para a instituição, que há mais de 20 anos atua na qualificação profissional no campo, ela representa um meio de intensificar ainda mais suas ações e ampliar o acesso da população rural à educação.

O Senar possui em todo o Brasil, 42 polos de apoio à rede, alcançando dezesseis estados (Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins e o Distrito Federal).