Agrodiálogos reúne centenas de produtores rurais na região do Mearim

Poção de Pedras e Esperantinópolis receberam a comitiva do projeto com grande expectativa

Dezenas de agricultores e familiares dos municípios de Poção de Pedras e Esperantinópolis participaram neste final de semana do projeto denominado: Seminários de Desenvolvimento da Agropecuária  do Maranhão pela Educação  (Agrodiálogos), promovidos pelo Senar em parceria com Sindicatos dos Produtores Rurais, prefeituras municipais, associações, além do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima)

Participaram dos eventos, o secretário municipal de Agricultura de Poção de Pedras, Matias da Silva – que representou o prefeito, Júnior Cascaria e outras lideranças politicas, principalmente do setor rural. Em Esperantinópolis estavam o prefeito Aluísio Carneiro Filho, o presidente da Câmara de Vereadores, Gilcemar Vieira e toda a diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais do município.

Poção de Pedras e Esperantinópolis integram uma série de municípios que serão atendidos na programação que será realizada pelo Senar até o final do mês de junho, nas diversas regiões do estado.

O objetivo é favorecer o homem do campo por meio de palestras  sobre inovações tecnológicas, educação rural, empreendedorismo, formação profissional rural, assistência técnica, organização do setor rural e participação politica. Um investimento que renderá aos participantes, informações fundamentais para criar dinâmica no seu negócio.

Em Poção de Pedras a reunião foi precedida pela apresentação   do grupo cultural Cordão de Ouro (capoeira). Logo após a apresentação, foi proferida a palestra pelo consultor do Sebrae, Raoul Bidjeke, que tratou do tema Empreendedorismo, seguido do médico veterinário da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), Robert Barroso, que  falou sobre Defesa Sanitária Animal.

Entidade

Já em Esperantinópolis, os produtores presentes puderam ouvir, além das palestras proferidas na cidade vizinha, outras ministradas pelo superintendente do Senar, Luiz Figueirêdo, sobre as ações da entidade em favor do homem do campo. Atentos,  os produtores  interagiram com perguntas acerca dos serviços prestados ao setor e se manifestaram a favor de capacitações de acordo com a vocação de cada comunidade.

As apresentações foram reforçadas por interlocuções feitas pelo secretário-adjunto da Sagrima, Emerson Macedo e pelo ex-secretário Márcio Honaiser. Ambos convidados pelo Senar – teceram uma panorâmica sobre o processo de crescimento do setor produtivo após parceria firmada entre o Senar e o Governo do Estado, principalmente sobre a implementação do programa Mais Produção que atendeu 1.550 propriedades rurais, além de benefícios que favoreceram centenas de produtores da região. Honaiser exaltou o produtor maranhense e lembrou o crescimento do PIB maranhense calcado no agronegócio.

“’Os Agrodiálogos são uma  grande oportunidade de dialogar com pequenos, médios e grandes produtores sobre os avanços do setor agropecuário e as demandas prioritárias para que a produção no Maranhão cresça ainda mais”, disse Márcio Honaiser, após palestrar na sede da Câmara Municipal de Esperantinópolis.

Émerson Macedo, classificou como um sucesso o trabalho desenvolvido pelo programa Agrodiálogos e garantiu ter sido uma ótima oportunidade de se discutir a agricultura e pecuária do estado, principalmente  nesses dois municípios.

“Esse é um momento oportuno para que os órgãos que desenvolvem o setor produtivo no estado, compreendidos pela Sagrima, Senar, Faema e por todos os demais órgãos que fazem parte do setor da agricultura e pecuária, possam, a partir dessas discussões, estabelecer propostas concretas de soluções para os problemas prementes que envolvem as comunidades e os produtores rurais”, disse ele.

O presidente do sistema Faema/Senar encerrou a reunião naquela região destacando a história da entidade e ressaltando que o projeto Agrodiálogos tem a função de levar informações e conscientizar o produtor pela educação e produção.

Raimundo Coelho classificou o projeto como de grande importância para o setor rural. “Muitos produtores rurais prestigiaram as nossas reuniões  e tenho certeza de saíram daqui com muitas informações para o futuro das suas atividades rurais”, frisou Coelho.