Ações sociais do  Senar  atendem produtores rurais de Mirador

Homens e mulheres do campo foram atendidos com atividades dos programas Saúde do Homem e Útero é Vida

Homens e crianças recebem atenção de profissionais de saúde em Mirador.
Homens e crianças recebem atenção de profissionais de saúde em Mirador.

 

Produtores rurais de Mirador recebem atendimentos médicos em ação de Saúde promovida pelo Senar, Sindicato e prefeitura local.
Produtores rurais de Mirador recebem atendimentos médicos em ação de Saúde promovida pelo Senar, Sindicato e prefeitura local.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar) em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Mirador e a prefeitura local promoveu esta semana atividades de saúde que possibilitaram, homens e mulheres  de comunidades rurais receberam atendimento por meio de  exames preventivos orientação quanto à nutrição,  consultas médicas, realização de  teste de glicemia, HIV,  Hepatite B e C,  sífilis  e entrega de medicamentos.

As ações sociais integram os programas Útero é Vida, voltado às mulheres rurais e Saúde do Homem, lançado pelo Senar na ocasião, atraindo  um grande número de pessoas de homens que procurou a equipe multidisciplinar de profissionais para a realização de exames essenciais, dentre eles,  o PSA, (Antígeno Prostático Específico), que previne o câncer de próstata.

Pessoas aguardam para serem atendidas por meio dos programas Ùtero é Vida e Saúde do Homem.
Pessoas aguardam para serem atendidas por meio dos programas Ùtero é Vida e Saúde do Homem.

Além disso, os participantes também puderam aferir pressão, receber orientação quanto à escovação, vacinar-se contra a gripe H1N1 e finalmente, receberem aplicação de flúor, assim como suas crianças que se encontravam no evento.   Cuidado com a beleza feminina e masculina marcou a ação  que ainda fez a entrega de kits de beleza  às mulheres e  de brindes aos homens. Foram oferecidos lanches a todos os presentes e diversas brincadeiras aos filhos dos miradorenses.

Um total de seiscentas e vinte e quatro pessoas, dentre elas, 383 mulheres e 241 homens participaram de palestras  ministradas por profissionais de saúde que se disponibilizaram a atender moradores das comunidades de Cocos, Deodoro, Ibiapira, Santana, Sanharó, Conceição,  Liso dentre outros, a convite do Sindicato que mobilizou os trabalhadores  por meio de agentes comunitários de saúde e ofertou veículos para o transporte. Ao sair das palestras, os participantes receberam cuidados médicos  da equipe que se manteve no local durante todo o dia.

“Foi maravilhoso, pois tivemos o apoio total do Sindicato e da prefeitura de Mirador, que foram os responsáveis pela mobilização e organização do evento junto com o Senar”, destacou  a gerente de promoção Social e Educação Formal, Yolanda Gomes.

Waikson Barbosa Lima, colaborador do Sindicato e organizador do evento, diz ter sido um prazer contribuir para a realização da  5ª edição do programa Útero é Vida e a primeira do Saúde do Homem. Ele fala que a atuação do Senar em seu município  em sido fundamental, mas não se restringe somente à realização de ambos os programas, mas há muito são aplicados cursos de Formação Profissional Rural, (FPR), sempre com foco na capacitação dos produtores rurais.

“Agradeço ao Senar e toda a equipe envolvida no projeto, que atendeu a todos com satisfação dando o melhor ao homem e mulher do campo”, disse, destacando  o apoio e colaboração do presidente do Sindicato, José Pereira Lima Neto,  a presteza do Senar, por intermédio de seu presidente, Raimundo Coelho, do superintendente Luiz Figueiredo e da gerente de Promoção Social e Educação Formal, Yolanda Gomes.