Ações do Senar movimentam a Agritec de Viana

Luiz Figueiredo em discurso de abertura da entrega de certificados na Agritec de Viana.
Luiz Figueiredo em discurso de abertura da entrega de certificados na Agritec de Viana.

Mais uma vez, as ações do  Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar), foram  destaque na  Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec). O projeto governamental coordenado pela Secretaria de Agricultura Familiar  (Saf) e pela Agência Estadual de Agricultura Familiar e Extensão Rural (Agerp), ocorreu no município de Viana, em benefício dos produtores rurais da região de Campos e Lagos.

A abertura da Agritec foi feita pelo secretário da Saf Adelmo Soares, que na ocasião representava o governador Flávio Dino e pelo presidente da Agerp, Júlio César Mendonça e por titulares de órgãos e instituições parceiras, como o Sistema Faema/Senar representado pelo superintendente Luiz Figueiredo.

Durante os dias do evento,   foram  três as oficinas oferecidas aos  produtores de Viana no estande do Senar.  A primeira delas foi a de Derivados do Leite, depois a de Macaxeira e para finalizar, a instituição  ofertou a oficina de Aproveitamento do Caju.

Produtor rural recebe certificado das mãos do superintendente do Senar.  
Produtor rural recebe certificado das mãos do superintendente do Senar.

A Agritec integra um conjunto de ações para o desenvolvimento do setor rural em todo o estado e tem o objetivo de criar espaços para troca de experiências e ampliar o conhecimento tecnológico para beneficiar os agricultores familiares do estado.

NCR

Trinta e seis  pessoas foram capacitadas para exercerem tais atividades em suas comunidades gerando renda e melhor qualidade de vida. Todas as ações tiveram a participação do Sindicato dos Produtores Rurais de Viana, representado pelo titular, Edvaldo Amorim Filho.

Cinquenta  produtores  rurais, moradores dos municípios de Matinha, Viana e Arari, foram certificados  por Luiz Figueiredo e  pelos  gestores do Sebrae:  Larissa Queiroz (gestora de projetos) e  Aluísio Muniz (gerente regional de Santa Inês), Rosa Amélia Borges (gerente regional de Pinheiro).

Os produtores agraciados  participaram do programa Negócio Certo Rural (NCR), desenvolvido em parceria entre o Senar e Sebrae, na qual participaram gestores de ambas as instituições e da Agerp.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores de Viana, Edvaldo Amorim Junior, grande parte dos treinandos   que concluíram o curso do NCR, são moradores dos povoados Itans (Matinha) e Cacoal (Viana).

“O Senar vem subsidiar conhecimento, fomentar informação e promover o desenvolvimento da agricultura na região, despertando um olhar empreendedor a partir do aproveitamento dos recursos que se tem à mão como, por exemplo, caju e macaxeira”, frisou Amorim, ao tempo que destacou que a Agritec é uma excelente oportunidade,  uma vez que promove o desenvolvimento  no setor agropecuário na  região da Baixada Maranhense.