Abertas inscrições para o curso de Agronegócio do Senar

Seguem abertas, até o dia 9 de fevereiro, as inscrições para o curso técnico de nível médio em Agronegócio, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com o MEC, na modalidade à distância (80% online e 20% presencial), com um total de carga horária de 1.230 horas e  duração total de 4 semestres (2 anos).

O Senar oferece mais de 3 mil vagas em todo o Brasil. Totalmente gratuito, esse curso é fruto da parceria com os Ministérios da Educação (MEC) e da Agricultura e Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O processo de seleção será online por meio de análise curricular. No ato da inscrição, o candidato deverá anexar o histórico escolar e indicar o polo de ensino para participar das aulas presenciais.

No Maranhão, o Senar oferece neste primeiro semestre, 160 vagas, distribuídas nos municípios de Balsas (30), Caxias (20), Chapadinha (30), Colinas (30), Imperatriz (30), e Açailândia (20) – regiões consideradas de maior vocação para o agronegócio no estado. São parceiros do Senar nessa empreitada, sindicatos rurais patronais e prefeituras municipais.

A implantação do curso no Maranhão ocorreu desde 2015, nos municípios de Chapadinha, Colinas e Balsas, tendo formado no final de 2017 quarenta profissionais para atuar no agronegócio maranhense.

O curso Técnico em Agronegócio é hoje reconhecido além do MEC, também pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), dando oportunidade ao profissional de ser reconhecido e legalizado como Técnico em Agronegócio, nível médio.

O Técnico em Agronegócio do SENAR cumprirá seu importante papel de agente de transformação do setor agropecuário, na medida em que atuará como parceiro do produtor rural, por meio de técnicas inovadoras e sustentáveis, na conquista da produtividade e lucratividade, com visão empreendedora para a melhoria da qualidade de vida do meio rural.

O principal desafio do Técnico em Agronegócio é aumentar a eficiência do mercado agrícola e industrial. Por meio de técnicas de gestão e de comercialização, o profissional deve atuar na execução de procedimentos para melhor planejar e auxiliar o produtor na organização e controle das atividades de gestão do negócio rural.