Menu fechado

Abertas as inscrições para a nova seleção do Curso Técnico em Agronegócio do Senar

Print Friendly, PDF & Email
Aula de campo do Curso Técnico em Agronegócio do Senar
Aula de campo do Curso Técnico em Agronegócio do Senar

Estão abertas até o próximo dia 13 de fevereiro as inscrições à nova seleção para o Curso Técnico em Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). São oferecidas 1.627 vagas em 51 polos de apoio da Rede e-Tec Brasil no Senar, distribuídos por 17 estados do País. As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico http://www.senar.org.br/etec/, onde os interessados poderão ter acesso ao edital da seleção e à relação dos polos que oferecem vagas.

Com o total de 1.230 horas, realizado em parceria com o Ministério da Educação, o curso oferece formação  técnica de nível médio e foi especialmente desenvolvido com foco na população rural. Para facilitar o acesso de quem vive no campo, além de ser gratuito, tem 80% da sua carga horária na modalidade a distância. Os conteúdos são disponibilizados na internet e reforçados pelas videoaulas e pelo material impresso. Os 20% restantes da carga horária são reservados para avaliações,  aulas práticas e teóricas no polo onde o aluno está inscrito.

Para se inscrever, o candidato já deve ter concluído o Ensino Médio e estar preparado, porque a concorrência não é pequena. No último processo seletivo, realizado em agosto último, cada vaga foi disputada por 5,6 candidatos. E como o nível de concorrência depende do local das inscrições, há polos em que a disputa ultrapassou 15 candidatos por vaga, como Balsas, no Maranhão. Ao fazer a inscrição, o candidato deve optar pelo polo que pretende frequentar.

Qualidade estimula a concorrência

Margarete (de camisa branca) com os colegas do polo de Barra Mansa (RJ)
Margarete (de camisa branca) com os colegas do polo de Barra Mansa (RJ)

Criada em 2014, quando o Senar passou a integrar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do MEC, lançando seu Curso Técnico em Agronegócio, a Rede e-Tec Brasil no Senar já conta com 73 polos de apoio espalhados por 23 estados de Norte a Sul. Seus alunos são unanimes ao apontar dois principais fatores para a alta  concorrência às vagas. O primeiro, o amplo mercado de trabalho na área, em franco crescimento. O segundo, a boa qualidade do ensino.

Margarete Aleksandravicius, entrando agora no terceiro trimestre do curso, em  Barra Mansa (RJ), não deixa dúvidas. “Estou muito satisfeita. O material didático é de primeira, o conteúdo excelente e os tutores bem qualificados. O SENAR está de parabéns, e não é uma opinião só minha, mas da minha turma inteira”.

A aluna conta que sonhava em ser veterinária, mas não pôde cursar a faculdade e acabou trabalhando em um banco na área de crédito rural. “Gosto muito da área, então, quando surgiu o Curso Técnico em Agronegócio, decidi realizar meu sonho de trabalhar com a natureza. O agronegócio é a solução para o nosso País, mas para atuar na área a gente tem que se qualificar e eu recomendo o curso do Senar, não só por seu conteúdo programático, mas pela organização e a qualidade excelente. A gente recebe a teoria e a prática. Nas visitas técnicas as fazendas aprendemos bastante. Nada melhor  do que ver a realidade in loco”.

No Tocantins, Elizardo da Cruz Soares, é outro aluno entusiasmado. Ele frequenta o polo do município de Arraias. “Já sou formado no Curso Técnico em Agropecuária, mas estou fazendo o do Agronegócio para ampliar meus conhecimentos. O mercado de trabalho na área tem um nível de emprego muito alto, principalmente aqui na região da divisa do Tocantins com a Bahia, o Maranhão, Goiás”.

Mas Elizardo não visa apenas conquistar espaço nesse mercado, seu projeto mais imediato são os negócios da família. Filho de produtores rurais, ele tem planos de expandir a produção do pai. “Nós trabalhamos com gado, ovelha, produzimos hortaliças e frutos. E o curso é super bacana, estou gostando muito, porque aprendo conteúdos que não tinha visto antes. Vou ter mais controle na administração da fazenda e mais conhecimento para comercializar a produção”.

Para mais informações sobre o processo seletivo e a Rede e-Tec Brasil no Senar, ligue: 0800-642 0999